Basicamente, a diferença entre língua e fala é que a primeira é social, possui um conjunto de regras e é independente dos indivíduos, já a segunda é o uso particular que cada um faz da língua, concretizando-a.
A língua é um sistema homogêneo e abstrato de signos com elementos limitados, mas que podem ser articulados entre si, formando infinitas sentenças. Esse sistema é composto por unidades mínimas, que no caso das línguas são os fonemas, até chegar à complexidade dos níveis fônicos, semânticos e léxicos.
A fala depende da vontade e da inteligência do indivíduo, sendo subjetiva. Ela é heterogênea, assistemática, variável e momentânea. Pela fala, a língua se atualiza e se transmite através das pessoas e do tempo.
Linguagem é o resultado da interação entre língua e fala. É um conceito muito mais amplo que isso na verdade e a língua e fala são apenas uma pequena parte de tudo que a linguagem engloba. É uma área minada pelas teorias e filosofias que dela se ocuparam.
De acordo com Saussure, ela é "multiforme e heteróclita; cavalgando sobre diferentes domínios, ao mesmo tempo físico, fisiológico e psíquico, ela pertence ainda ao domínio individual e ao domínio social; ela não se deixa classificar em nenhuma categoria dos fatos humanos, e é por isso que não sabemos como determinar sua unidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário